Gravura 2

Ao longo do percurso iremos parar em seis rochas com zoommorfos gravados. Este local não é um caso isolado, a norte e a sul do Minho aparecem grupos de gravuras rupestres com um tema comum: cavalos e veados gravados em rochas próximas, num pequeno espaço geográfico. Isto acontece, entre outros sítios, em Cardielos (Viana do Castelo), Lanhelas (Caminha), Verdoejo (Valença), Randufe (Tui), Couso (Gondomar).

Aqui há duas covinhas, um retângulo dividido por dentro e cerca de dez animais que dizemos, pela sua morfologia, serem equídeos, com quatro patas, ausência de chifres, cauda longa e pescoço também.

Circulam em sentidos opostos e, embora não haja presença de figuras humanas, se tivermos em conta um pequeno risco nas costas de alguns dos animais representados, podemos supor que se trate de uma cena caça.

A rocha é estreitada, voltada a sul no caminho que passa por cima da eira comunitária. Outra superfície granítica deste continuum rochoso que é o Monte da Costa. Não muito longe existem superfícies, quatro, com antropomorfos de tipo esquemático peninsular e outras com cavalos.

OUTRAS GRAVURAS